segunda-feira, 1 de junho de 2009
Reflexão final
Através deste portefólio pude explorar vários assuntos na disciplina de Ciências Naturais e publicá-los e partilhá-los. Foi uma maneira de começar a trabalhar mais com esta parte da internet e aprender que podemos partilhar ideias e trabalhos entre várias pessoas.
Aparelho Respiratório
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo possibilitando a respiração celular.
O processo de troca de gases nos pulmões, dióxido de carbono por oxigénio, chama-se hematose pulmonar. Em condições normais de respiração, o ar passa pelas fossas nasais onde é filtrado por pêlos e muco e aquecido pelos capilares sanguíneos. A inspiração e a expiração são processos do pulmão já que ele não se movimenta, então isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da caixa torácica, que garante a expansão do pulmão graças à pleura parietal (fixa na caixa torácica) e à pleura visceral (fixa no pulmão). O ar inspirado, rico em oxigénio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, humedecido, aquecido e levado aos pulmões. Nos pulmões o oxigénio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono do sangue venoso é libertado nos alvéolos para que seja eliminado com o ar expirado. O ar expirado é pobre em oxigénio, rico em dióxido de carbono e segue caminho oposto pela via sanguínea.
terça-feira, 24 de março de 2009
O sistema circulatório
O sistema circulatório é constituído por um sistema que vai sempre dar ao centro dele: o coração.
É constituído por duas circulações: a pequena (pulmonar)e a grande(sistémica).
O objectivo da pulmonar é trocar o sangue venenoso pelo arterial (CO2 por O2) e o da sistémica é levar o sangue arterial carregado de oxigénio para todas as células so corpo humano, que após levam o sangue, agora venenoso, para o coração, para depois esse sangue sofrer a hematose pulmonar (pequena circulação).
Um mundo no corpo humano
Estando nós a falar do corpo humano, tudo está interligado e neste caso o aparelho digestivo, os nutrientes e o aparelho circulatório.
Quando nós metemos algum alimento na boca, este vai sofrer variadas mutações até satisfazer as nossas necessidades.
Depois de grandes tansformações, o alimentodeixa de ser o mesmoque tinhamos na boca, e como este vem/tem nutrientes, no intestino delgado vai-se dar a absorção desses nutrientes para a linfa e para o sangue, para serem levados até as células em conjunto com o oxigénio. Depois os capilares, as v+enulas e as veias cavas superior e inferior levam o sangue, agora carregado com dióxido de carbono, até a aurícula direita e a partir daí o sangue vai fazer a pequena circulação(pulmonar), para trocar o sangue venenoso (CO2) por arterial (O2) para ir pelos capilares, vénulas, veias pulmonares, aurícula esquerda, ventrículo esquerdo, artéria aorta, arteríolas, capilares e voltam, com os nutrientes, para as células, para voltarem a trocar de gases.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Leucemia
É um cancro no sangue, mais propriamente nos glóbulos brancos, mas que tem origem na medula óssea. Tem como principal característica uma proliferação anormal de células da medula óssea, que originariam as células sanguíneas, e, a depender da linhagem dessas células vai ser definido o tipo de leucemia.
Cada tipo de leucemia possui sua própria causa. Suspeita-se de ser causada por fatores diversos, dentre eles: herança genética, desencadeamento após contaminação por certos tipos de vírus, radiação, poluição, tratamento quimioterápico entre outros. Algumas vezes pensa-se que se deve à baixa imunidade ou alguma falha no sistema imunológico que fizesse com que alguma célula anormal não fosse destruída e se reproduzisse, dando início ao cancro.
Os dentes
A estrutura do dente:
Tipo de dentes:
Caninos: servem para rasgar e são 4.
Pré-molares: servem para triturar e são 8.
Molares: também servem para triturar e são 12 dentes, na dentição adulta, tal como os outros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)